segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Conceito
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
"Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.”
              Djalma, 2002, p. 84
Tipos de Estrutura Organizacionais.
 - Linear
 - Funcional
 - Linha e assessoria(staff)
 - Departamentalização
Estrutura Linear
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
Estrutura Funcional
  A organização funcional é a estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções.O staff ou assessoria funcional decorre desse princípio, que separa, distingue e especializa. Mais recentemente, nota-se que à medida que as empresas crescem e o seu ambiente se torna mutável e competitivo, aumenta consideravelmente a necessidade de órgãos especializados capazes de proporcionar conselhos e inovações rápidas e substanciais. Essa flexibilidade indispensável à organização competitiva e inovadora é um dos principais fracassos da estrutura linear. Esta somente funciona em um ambiente estável e rotineiro
Estrutura Linha-Acessoria(Staff)
As unidades e posições de linha (que têm autoridade linear) passaram a se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa e a delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa.
Departamentalização
O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.

GRAFICO LINHA-STAFF

GRAFICO FUNCIONAL

GRAFICO LINEAR

SISTEMA DE DECISÃO


   A decisão deve ser tomada sempre no nível mais baixo possível e o mais perto possível da cena de ação; e a decisão deve ocorrer sempre em nível que assegure a consideração plena de todos os objetivos e atividades afetadas.”Peter Draker


FLUXO DE COMUNICAÇÃO



Horizontal
Realizado entre diferentes unidades organizacionais, mas do mesmo nível hierárquico.
Diagonal ou transversal
Realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes.
Vertical
Realizado entre níveis diferentes dentro da mesma área.

sábado, 13 de novembro de 2010

AS ORGANIZAÇÕES



PIRÂMIDE ORGANIZACIONAL

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL


É:
  • Identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas;
  • Agrupar tarefas em funções que possam ser bem desempenhadas.
  • Proporcionar aos empregados de todos níveis informações, e motivação

ESTRUTURA FORMAL E INFORMAL



Estrutura FormalEssa é a estrutura que a grande maioria das empresas adotam, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.
Nessa fase, a definição de suas atribuições se torna mais criteriosa, ou seja, aqui a estrutura formal pode alcançar proporções imensas.
Estrutura informal: São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
    Vantagens
Proporciona maior rapidez no processo, complementa e estrutura formal, reduz a carga de comunicação dos chefes, motiva e integra as pessoas na empresa.
   Desvantagens
Desconhecimento das chefias, dificuldade de controle, possibilidade de atritos entre pessoas.